Conheça as 10 dicas importantíssimas para sua loja virtual ter sucesso. E saiba como implementar em sua loja virtual.

O mercado de comércio eletrônico é uma faixa grande e crescente que contempla milhares de novos participantes a cada dia. De acordo com o site americano Statista.com, entre os anos de 2002 a 2013, as vendas no comércio eletrônico inchou de apenas 72.000 milhões dólares para um escalonamento de 322 bilhões de dólares por ano. Estes dados são estimados a aumentar exponencialmente nos curtos anos que temos pela frente, principalmente com o aumento de acesso móvel através de smartphones e tablets.

Qualquer pessoa com motivação, um computador, uma conexão com a internet e algo para vender, pode pegar o bonde do e-Commerce e tornar-se uma parte da revolução do e-varejista. A diferença entre começar a vender e vender substancialmente com profissionalismo e qualidade, depende de uma série de fatores subjacentes. Use essas 10 dicas importantíssimas para sua loja virtual ter sucesso, para turbinar sua loja on-line e ganhe sucesso rápido e consistente.

1) Imagem dos Produtos

Boa Imagem do Produto

Você já deve ter ouvido este velho ditado: Uma imagem vale mais que mil palavras. Bem, realmente é quando se trata de vender mais produtos em sua loja online. Você deve oferecer o máximo de imagens possíveis para dar aos compradores uma perspectiva melhor sobre o que está comprando. Isso significa que você deve disponibilizar fotos profissionais e em alta-resolução dos seus produtos, oferecendo diferentes ângulos e detalhes do produto. Permita que seus clientes sejam capazes de realmente ter uma boa idéia do que seus produtos podem oferecer de benefício, destaque, diferencial ou solução antes de finalizar a compra.

É fato que as pessoas procuram por detalhes nas imagens mais rapidamente dentro de uma página do que no conteúdo do texto em si. Por exemplo: – Se um comprador está procurando um equipamento de áudio com uma saída específica para seu Ipod, é importante disponibilizar uma foto do seu produto com o painel de conexões existentes, mostrando que seu equipamento tem o diferencial de ter uma saída para Ipod. Isto fará com que o comprador tire suas dúvidas mais rapidamente do que ter que ler o manual de especificações do produto para descobrir esta facilidade.

2) A sua Marca tem que ser Importante

Bom desenvolvimento de logo

Um logotipo bem concebido pode significar a diferença entre os clientes lembrando da sua marca ou esquecê-la imediatamente assim que sair do seu site. De acordo com Entrepreneurship.org, você precisa garantir que sua marca se conecta ao seu mercado-alvo, invocando as respostas emocionais e culturais em uma capacidade visual que ajuda a levar para a memória do usuário a sua marca de identificação. Faça isso, e os clientes podem mais facilmente recordar sua loja na próxima vez que ele desejar comprar on-line um item relacionado a sua marca.

A elaboração de um logotipo por profissionais pode ser um impecílio à princípio pelo seu custo de desenvolvimento, mas as vantagens e os benefícios que isto trará ao seu negócio é infinitamente maior do que este investimento inicial.

3) Oferecer o melhor suporte ao cliente

Esta dica parece óbvia levando em consideração de como você gosta de ser atendido quando está comprando algo, com este mesmo pensamento, você deve oferecer este mesmo atendimento aos seus clientes. Você não deve esquecer que também é um comprador on-line e todas as experiências boas e ruins, deve adotá-las ou evitá-las em sem próprio negócio on-line.

  • Um artigo do SalesForce ressalta essa noção, onde um estudo que realizou constatou que mais de 90% das empresas que ofereceram um serviço inconsistente de suporte ao cliente, experimentaram uma diminuição da satisfação geral e, consequentemente, uma diminuição nas vendas ao longo prazo.
  • Da mesma forma, um estudo da Forrester descobriu que as taxas de abandono do carrinho de compras está diretamente ligada ao suporte ao cliente, e que 55% dessas taxas estão intrinsecamente associadas ao nível de suporte que você está oferecendo, ou seja, no momento do check-out.
  • De acordo com a E-Consultancy , mais de 80% de seus clientes vão precisar de algum tipo de apoio durante o processo de checkout.

Canais de comunicação devem ser explícitos ao usuários da sua loja virtual como: telefones, chat, respostas à dúvidas comuns, formas de pagamento aceitas, como comprar na loja, termos de troca e devolução e formas de entrega. Não adianta ter o melhor produto com o melhor preço se não tiver a melhor comunicação com seu cliente.

4) Posicionamento em Buscadores

Você deve apropriadamente pesar as suas opções com o tradicional SEO contra uma campanha publicitária paga no Buscadores ou Redes Sociais. A diferença é que PPC (Pay-per-clicks) de anúncios no Google Adwords ou Facebook Ads, por exemplo,  não são de longa duração: eles irão sumir assim que terminar a sua campanha paga, sendo por finalização por data ou por falta de recursos financeiros mesmo.

O investimento em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Sites de Busca), embora talvez mais caro no início, a longo prazo você obterá resultados muito mais duradouros e consistentes, de acordo com um relatório do Big Thinking Online. Se você estiver operando com um orçamento “X” para suas campanhas pagas, considere a segmentação apenas em algumas palavras-chave em um primeiro momento antes de cortar seu orçamento em um segundo momento, e olhe com mais carinho para os prestadores de serviços de SEO mais acessíveis e terceirizados para otimizar seu site.

Assim, deste modo, você poderá continuar com suas campanhas pagas para atrair clientes com resultados imediatos para sua loja virtual e ainda irá melhorar seu ranqueamento nos buscadores para as outras palavras-chaves ao longo do tempo ficando em um futuro, bem posicionado nos resultados orgânicos dos buscadores, independentemente se estiver com campanhas pagas ou não. Vale o investimento!

5) Evangelizar Sua Marca nas Redes Sociais

A mídia social é a sua conexão direta e pessoal com seu público-alvo. E o que é melhor é que elas são gratuitas. Mantenha as seguintes estatísticas em mente e considere como você pode integrar as redes sociais para ajudar em seus esforços de marketing.

  • Um estudo que foi conduzido por ShopSocially descobriram que as mídias sociais ajudaram mais de 85% das empresas a ganharem uma melhor classificação nos motores de busca devido à quantidade de tráfego através de redes sociais.
  • De acordo com um estudo que foi realizado por Fedelta (Grupo de Serviços Financeiros do Reino Unido), mais de 70% das pessoas dependem de mídia social durante o processo de tomada de decisão de uma compra on-line.
  • Um estudo da Pew Internet descobriu que mais de 73% dos adultos com acesso à internet usam as mídias sociais, com um escalonamento de 71% usando o Facebook.

O que isto quer dizer? Um canal de comunicação através das mídias sociais com seus clientes é importantíssimo para sua marca. Fidelize seus clientes abrindo um canal social para divulgar seus produtos e criar uma comunicação entre empresa e clientes abrindo espaço para críticas e sugestões.

6) Construa seguidores On-Line e leve seu Marketing para eles

Para você continuar a atrair novos clientes para a sua loja on-line, não negligencie o poder do marketing através de um boletim informativo periódico. As Newsletters são ferramentas poderosas que podem ajudar você a ficar fresco na mente dos seus clientes. Através deste mesmo canal de comunicação, eles podem ajudá-lo a atrair novos clientes também.

De acordo com um artigo da PC World, os boletins periódicos ajudam a consolidar a sua marca; eles irão solidificar seu nicho na mente dos consumidores; e criam uma curiosidade que impulsiona por mais respostas.

Este boletins também podem levar aos seus clientes, suas novidades e futuros lançamentos de produtos criando expectativa e ansiedade. Outra função são as promoções e descontos relâmpagos em datas comemorativas considerando o perfil de cada cliente estritamente relacionado ao produto oferecido, por exemplo: Filtre seus clientes com base no sexo e envie produtos relacionados juntamente com a data comemorativa, ou seja, no Dia dos Namorados, para o grupo de clientes femininos, envie produtos masculinos e vice-e-versa.

Desta forma, seus clientes irão sempre esperar por novidades e ficarão ansiosos por uma oferta direcionada e pessoal com um sentimento de que é importante e especial para a sua empresa.

7) Invista na aparência das suas Encomendas

Aparência da sua Encomenda

De novo: “Uma imagem vale mais que mil palavras” ou “A primeira impressão é a que fica”. Neste caso, vale considerar em como os pacotes são apresentados quando eles chegam à porta de seus clientes que o aguardam ansiosamente. Certifique-se de tomar um tempo para cuidadosamente e ordenadamente embalar cada item. Considere em deixar uma mensagem singela de “Muito Obrigado! Estamos muito felizes por comprar na XXXXXXX” em uma nota dentro do pacote, ou presenteie seu cliente com um cupom de desconto para sua próxima compra juntamente com seu pedido.

Imagino que você gostaria de ver como seus clientes ficariam alegres ao abrir suas encomendas com este “Mimos” dentro do pacote. Você ficaria contente e satisfeito? Claro que sim… Seus clientes também!

Para todos que compram em uma Loja Virtual sofrem de ansiedade até o momento em que sua encomenda bate à sua porta. Faça deste momento de “Tensão e Ansiedade” em um momento de alívio e satisfação. Garanto que seu cliente nunca irá esquecer da sua marca, e ainda poderá indicá-lo aos seus amigos e parentes quando alguém comentar sobre um produto qualquer do seu nicho de negócio.

8) Comentários de Clientes podem aumentar a conscientização e melhorar as vendas

Comentários e avaliações são ferramentas poderosas que podem realmente estimular mais vendas como resultado do aumento da consciência. Mesmo opiniões negativas podem apresentar ao seu negócio, uma oportunidade de ganhar de volta o crédito de um cliente menosprezado, apresentando como respostas, uma forte política de resolução de problemas para novos clientes potenciais e aos já existentes.

  • De acordo com um relatório da Nielsen, mais de 69% dos clientes leêm os comentários e sugestões de produtos que são feitas por outros clientes on-line.
  • De acordo com a E-Consultancy, mais de 87% dos clientes confiam na informação que encontram em comentários e avaliações antes de tomar uma decisão de compra.
  • Comentários negativos podem ser respondidos, o que lhe permite obter feedback crítico que pode ser usado para melhorar o seu processo de atendimento ao cliente.
  • Bons comentários pode fazer brilhar o seu negócio como uma estrela, e pode servir para atrair mais clientes para sua loja sem nenhum custo de propaganda.

Você já deve ter comprado um eletro-eletrônico ou um creme milagroso confiando só nas especificações técnicas do fabricante. Se tivesse a oportunidade de ler algumas críticas, opiniões ou comentários positivos sobre o produto, talvez tivesse tido uma experiência melhor com o produto que comprou.

Lembro-me de estar consultando sobre ar-condicionado portátil para comprar e, por força dos comentários para uma determinada marca em que os compradores diziam-se insatisfeitos por serem muito barulhentos, mudei minha decisão por um mais caro e mais silencioso e que tinha comentários positivos sobre o produto.

Não veja esta ferramenta como negativa para suas vendas ou seus produtos. Sai mais barato e lucrativo você melhorar seu produto baseado nas opiniões de seus clientes do que perdê-los para sempre, por que, se existe um problema, ele é real e tem que ser solucionado.

9) Implementar um processo eficaz de Gestão de Trocas e Devoluções

Os compradores estão ficando mais exigentes e atentos em lojas on-line, e, com uma infinidade de opções de compras disponíveis para eles, eles tendem a ficarem mais seletivos pelas Lojas que oferecem mais benefícios e garantias. Se sua loja on-line não está oferecendo uma política de devoluções progressiva e amigável, você pode estar perdendo clientes. Um estudo da Forrester, que foi realizado em nome da UPS, encontraram uma conexão chocante entre oferecer políticas de trocas e devoluções amigáveis e atrair ou reter clientes.

  • Mais de 80% dos clientes afirmaram que seria mais provável realizar uma compra em uma loja virtual se eles soubessem da política de troca e devolução.
  • Mais de 80% dos clientes afirmaram que eram leais a lojas online que ofereciam trocas fáceis e amigáveis.
  • Mais de 72% dos clientes afirmaram que seria menos propenso a fazer compras futuras em lojas que não oferecem trocas e devoluções fáceis.

Isto não deve ser nenhuma prerrogativa, mas sim uma obrigatoriedade em toda loja virtual. Afinal, não dá para testar ou experimentar nada on-line além de ferir os direitos do consumidor de trocar ou devolver um produto no prazo estipulado.

Mas tudo bem, não é o seu caso. Você tem uma política de troca e devolução explícita em sua Loja Virtual. Mas se ela não for amigável, seus clientes ainda se sentirão como o único responsável pela compra errada e talvez não irão se arriscar em sua loja, e talvez optem por outra que respeite seus direitos e sua escolha lhe dando garantias concretas e amigáveis de troca sem grandes prejuízos.

Em comunhão com este artigo, vale lembrar a adoção dos ítens 1, 3 e 8 destas dicas. Eles irão reduzir drasticamente suas trocas e devoluções e isto deixará de ser um problema na sua gestão administrativa.

10) Oferecer um baixo custo de Envio e Manipulação

Certamente, os custos de transporte e manuseio poderão ser uma de suas maiores despesas de logística e de operação da sua Loja Virtual além de ser também algo que pode influenciar os clientes a realizarem uma compra em sua loja on-line.

Em 2009, a pesquisa on-line norte-americana da Technographics Retail, descobriu que um fator chave que conduz as altas taxas de abandono do carrinho de compras eram os custos demasiadamente elevados de transporte e manuseio, representando 44% dos carrinhos de compras abandonados. Em 22% dos casos, os entrevistados afirmaram que os custos de transporte foram declarados tarde demais durante o processo de checkout.

Para contrariar esta situação, certifique-se de que o seu processo de compra é curto e que os custos de transporte e manuseio são listados ainda na página do produto e, obviamente na cesta de produtos. Considere aplicar descontos no frete, caso seu custo permita, para determinadas regiões geográficas em que o custo é mais elevado. Considere também pré-estabelecer contratos com empresas de serviços de entrega como Correios, Transportadoras, etc. para obter taxas mais baixas para seus clientes. O “Frete Grátis” ainda é uma das melhores ferramentas de Marketing de uma Loja Virtual. Considere também esta opção.

Estas são economias que você pode repassar para os seus clientes a atrair mais vendas e melhorar a retenção e fidelização.

Relembrando as 10 dicas importantíssimas para sua loja virtual ter sucesso!

1 – Imagem dos Produtos
2 – A sua Marca tem que ser Importante
3 – Oferecer o melhor suporte ao cliente
4 – Posicionamento em Buscadores
5 – Evangelizar Sua Marca nas Redes Sociais
6 – Construa seguidores On-Line e leve seu Marketing para eles
7 – Invista na aparência das suas Encomendas
8 – Comentários de Clientes podem melhorar as vendas
9 – Implementar um processo eficaz de Gestão de Trocas e Devoluções
10 – Oferecer um baixo custo de Envio e Manipulação

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