No mês de novembro de 2013 o E-commerce (comércio eletrônico) brasileiro atingiu o recorde de audiência, o que aqueceu como nunca o comércio eletrônico brasileiro. Segundo dados da NetView Nielsen IBOPE, cerca de 37,9 milhões de pessoas passaram por serviços online durante novembro, sendo que esse número representa 63,3% de todos os usuários de internet no período.

O crescimento é de 5% em relação ao registrado no mês de outubro. Ocorreu também um aumento na média de utilização ou seja o tempo que cada pessoa passa conectado em sites de e-commerce tendo visualizado 146 páginas em mais ou menos 2h03min. Esse crescimento pode ser explicado devido ao Black Friday e até mesmo promoções-relâmpago fazendo com que os internautas procurem pela melhores ofertas.

Por esse mesmo motivo outro tipo de site apresentou um crescimento significativo, os sites do tipo comparadores de preços, tendo 19,5 milhões de visitantes, um crescimento de 11%!

Produtos como televisores, smartphones, tablets, móveis e livros foram os mais procurados durante a Black Friday. Esse segmento sozinho representou 55,7% de todo movimento virtual em novembro, sendo 33,3 milhões de usuários, em segundo lugar estão os sites de leilão e classificados tendo 36,3% e 21,7 milhões de visitantes únicos.

Crescimento da internet e do E-commerce

De uma maneira geral, o total de usuários de internet no Brasil cresceu em 7% em novembro de 2013. Em relação ao ano passado, o crescimento é de 12%. Aumentou consideravelmente, também, o total de pessoas com acesso à internet em casa. O número chegou a 80,8 milhões, crescimento de 16% em relação ao que foi registrado em 2012. O resultado demonstra uma maior democratização da rede, tendo como tendência ainda mais o crescimento do e-commerce.