Quando uma marca se posiciona oficialmente nas mídias sociais deve esperar que as pessoas utilizaram o canal para reclamações, dúvidas ou sugestões. Cada vez mais os consumidores percebem a força que eles têm ao reclamar em canais públicos e as empresas procuram agir com rapidez nas mídias sociais, pois querem evitar uma má exposição da marca.

A maioria dos usuários do Twitter espera uma resposta pessoal e no prazo de até duas horas após twittar uma pergunta ou reclamação. Já no Facebook, 51% dos entrevistados querem respostas no mesmo dia para dúvidas ou queixas postadas, sendo assim as empresas tem que se agilizar e responder o mais depressa possível para não gerar reclamações.

E falando sobre as reclamações… como evitá-las? Existem empresas que realmente têm problemas em seus produtos ou nos seus serviços e a única solução seria melhorar a qualidade dos seus produtos e/ou serviços, questões básicas para se ter uma base de consumidores satisfeitos.

Porém, empresas estruturadas e com bons produtos também têm problemas e, nestes casos, a solução passa a ser entender o consumidor. Muitas reclamações que foram parar no Facebook, Twitter ou Reclame Aqui tiveram este destino por não terem tido respostas satisfatórias do próprio SAC, sendo assim caso o cliente não receba uma solução adequada para o problema dele ele irá aos meios públicos para divulgar a situação na qual ele se encontra para tentar obter algum tipo de orientação ou ajuda.

Monitoramento é essencial nas mídias sociais

Por isso, é importante fazer um monitoramento de mídias sociais para saber tudo o que é falado sobre a sua marca no ambiente digital e traçar estratégias claras para agir de forma rápida ao receber uma crítica ou elogio. A transparência da resposta é fundamental e a mesma pode beneficiar outras pessoas, assim a marca passa mais confiança ao consumidor e aumenta a chance de futuras vendas.

Caso a empresa tenha um procedimento de atendimento padrão, com funcionários bem treinados, ferramentas de integração do SAC com outros departamentos e regras claras, o consumidor entende e aceita a resposta da marca. Apesar do serviço de atendimento através das mídias sociais incrementar pouco na fidelização do consumidor, ele pode minar a relação entre cliente e empresa. Consumidores nas mídias sociais estão quatro vezes mais propensos a terminar um atendimento totalmente sem fidelidade

Vale lembrar que, especialmente em e-commerce, a vasta maioria dos consumidores quer ser atendido via web e de forma rápida, de preferência ter sua dúvida esclarecida em segundos, sem filas de espera ou prazos longos. Um dos maiores desafios dos gestores de pequenas, médias e grandes empresas é utilizar as novas ferramentas de comunicação para manter um bom relacionamento com os seus consumidores e obter os melhores resultados.